Ao Vivo
 
 
Siga ao vivo

Das origens da RCC em Limeira

As origens da Renovação Carismática Católica (RCC) na Igreja Particular de Limeira remontam à nossa república de estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Éramos três jovens estudantes oriundos de Ribeirão Preto que nos conhecemos em Campinas durante o ciclo básico (1980-81): Carlos Eduardo Lopes, Carlos Alberto Firmino e Ricardo de Lima Isaac.

No ano de 1981, começamos a frequentar nos finais de semana e férias o Grupo de Oração Nova Geração, na Paróquia São Antônio, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto. De fato, não éramos jovens de Igreja, mas a partir daquele encontro pessoal com Jesus tudo mudou. Participamos também das experiências de oração e retiros de aprofundamento no seminário de Brodówski. Grupo e retiros sempre maravilhosos, extraordinários, muito carismáticos, em que fomos experimentando o amor de Deus, a misericórdia de Jesus, a cura e a libertação, a evangelização, o batismo no Espírito Santo, os dons carismáticos, a vida de Igreja.

No início de 1982, montamos a nossa república no Jardim Piratininga, Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Limeira, para os três últimos anos do nosso curso cujas aulas eram ministradas nesta cidade. Nós três já tínhamos então iniciado uma vida intensa de oração pessoal e comunitária, no Grupo de Oração que fazíamos entre nós, na meditação e partilha da Palavra, na oração do Santo Terço e a participação diária na Santa Missa, com Pe. Synval Francioso.

Então, sem planejamento algum da nossa parte, em meados de 1982 alguns jovens do bairro começaram a frequentar a república e a participar conosco da espiritualidade, sendo a Rita de Cássia Souza, com 14 anos, a “primeira discípula” da cidade. Um verdadeiro avivamento começou. Da sala da república, que logo encheu, fomos para a casa da Dona Jandyra Lopes, dona da padaria do bairro, que recebia semanalmente cerca de 50 pessoas para o nosso Grupo de Oração.

A evangelização nas casas era feita a convite das pessoas, louvor, pregação, oração, testemunhos. Muitas graças começaram a acontecer, muito além da nossa “capacidade”. Famílias renovadas, reconciliadas, pessoas voltando pra Igreja, para os Sacramentos. Grandes conversões de adultos, jovens sendo libertados das drogas, dos vícios, cura física de enfermos pela oração. Tudo muito rápido e intenso. Então, no início de 1983, elas mesmas tiveram a iniciativa de falar com o pároco, que autorizou o Grupo de Oração em uma sala de catequese da Santa Rita. Da sala, depois de três ou quatro semanas, tivemos que passar para a Igreja, que também ficava lotada para o seu tamanho, com cerca de 300 participantes.

Olhando para trás, hoje percebemos que vivenciamos uma experiência de Pentecostes suscitada pelo próprio Espírito em seus desígnios. Uma república que se tornou um verdadeiro cenáculo com Maria, uma república renovada! Assim, tendo em vista nossa idade e o contexto universitário, nos identificamos bastante quando soubemos, posteriormente, da origem da Renovação Carismática naquele retiro na Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, Estados Unidos.

No início de 1983, nas primeiras reuniões, vieram a Regina Costa e a Eliete Bonin, que se tornariam no ano seguinte coordenadoras de grupos de oração, que foram se formando na cidade (Santa Terezinha e Bom Jesus, respectivamente). Também o Narciso e a Lurdinha, que depois se mudaram para Americana. Já tínhamos estabelecido uma ponte terrestre entre Limeira e Brodówski, para onde levávamos as pessoas para fazerem experiência de oração e aprofundamentos, além dos cenáculos com Pe. Eduardo Dougherty e outras lideranças da RCC em Campinas e São Paulo. Fomos sendo formados e formando ao mesmo tempo outras pessoas, na dinâmica discípulos-missionários, aprendendo a fazer fazendo com Jesus e com os irmãos e irmãs. Bendito seja Deus pelas primeiras lideranças da RCC no Brasil, padres e leigos!

Naquela época a Diocese de Limeira estava vacante e havia grande pressão do Administrador sobre o pároco, contra o Grupo de Oração. Exatamente na semana em que o pároco enfim pediu que se suspendessem as reuniões do Grupo até que novo Bispo fosse nomeado, já tínhamos lotado um ônibus para ir ao Cenáculo em São Paulo. Entre os participantes, os líderes da Comunidade Bom Jesus, da Paróquia de São Benedito, de Limeira, sendo pároco o Pe. Gustavo Mantovani. Um ônibus avivado e, na semana seguinte, o nosso Grupo de Oração tinha migrado para aquela pequena comunidade, vindo posteriormente a se tornar o maior Grupo de Oração na Diocese de Limeira.

Outros Grupos de Oração também estavam surgindo e se multiplicando em outras cidades da Diocese. Começamos a nos encontrar com outras lideranças da RCC de Araras (Douglas Rocha, Luis Maldotti), Pirassununga (Dona Rita, Magali), Leme (Neusa), Americana (Narciso, Sr. Jorge), Nova Odessa (Wilson) e, muito rapidamente, foram acontecendo reuniões, dias de louvor, retiros, seminários de vida no Espírito. Organizamos entre nós uma equipe diocesana, precursora da Comissão Diocesana da RCC. Quando o Pe. Jonas Abib foi convidado para vir pregar um aprofundamento na Diocese, já éramos cerca de 50 grupos de Oração desde Pirassununga e Porto Ferreira até Americana e Nova Odessa. A carta-convite que levamos para Cachoeira Paulista continha a assinatura de 17 padres da Diocese. Fomos 450 participantes, no seminário de Nova Veneza. A propósito, muitas vocações sacerdotais, religiosas e de leigos consagrados tiveram seu despertar nos grupos de oração bem como nos encontros e retiros da RCC.

A Diocese de Limeira celebrou em 2016 os 40 anos de sua instalação e, para a maior glória de Deus, os Grupos de Oração da RCC com o seu testemunho de comunhão eclesial e serviço à nova evangelização têm contribuído para a edificação da Igreja de Cristo, com os Bispos que se sucederam desde aquele começo: Dom Fernando Legal, Dom Ercílio Turco, Dom Augusto Zinni Filho e Dom Vilson Dias de Oliveira.

A RCC celebra neste exato fim de semana, de 17 a 19 de fevereiro, o seu Jubileu de Ouro, ou seja, os 50 anos de sua origem, tendo como marco aquele retiro na Universidade de Duquesne. Parabéns RCC! Parabéns Grupos de Oração! Parabéns Coordenação e Equipes de Serviço! Por semear a cultura de Pentecostes ainda hoje!