Ao Vivo
 
 
Siga ao vivo

INUKSHUK

Você às vezes se pega assim, como eu mesmo, meio perdido, sem rumo ou direção? Sem saber pra que lado conduzir a sua vida? Precisando de referências para a sua vida pessoal e mesmo familiar ou comunitária?

 

Inuksuit (foto) são estruturas ou marcos de pedra construídos e utilizados por povos inuítes da região ártica da América do Norte, desde o Alasca até a Groenlândia. Esta região é dominada pelo bioma “tundra” e predominam ali áreas bastante vastas com poucos pontos de referência naturais. Inukshuk, a palavra no singular, significa na língua inuíte "à semelhança de um ser humano". São monumentos feitos de pedras não trabalhadas que são usados pelos nativos para a comunicação e a sobrevivência. O significado tradicional do inukshuk é "alguém esteve aqui" ou "você está no caminho certo".

 

Tal “monumento” pode ser pequeno ou grande, feito de uma única rocha, ou de diversas rochas equilibradas em si mesmas, pedregulhos redondos ou lisos. Construído a partir de qualquer pedra disponível, cada um é único. A tradição proíbe a sua destruição, sendo muitas vezes venerado como simbolizando um antepassado que soube sobreviver na terra na maneira tradicional.

 

Por que quis falar com você sobre os inuksuit? É que quando nos sentimos perdidos, sem rumo ou direção, com dificuldades em conduzir nossa vida cristã, podemos nos referenciar pelos marcos deixados pelo testemunho de vida daqueles homens e mulheres que nos precederam neste mundo, que apontaram caminhos, vias autênticas para o seguimento de Jesus Cristo: os santos e santas de Deus, nossos padroeiros!

 

Tudo isso é muito bom!