O mercado de TV por assinatura apresentou queda no mês de dezembro de 2016. De acordo com dados informados pela Anatel, são 70,8 mil assinantes a menos em relação a novembro de 2016, o que significa que o ano terminou com uma base de 18,802 milhões de assinantes.
 

A empresa que experimentou a maior queda em dezembro e que puxou o mercado para baixo mais acentuadamente, foi a Claro TV. A operadora de DTH, que mantinha crescimento desde junho passado, regrediu e reportou 51 mil assinantes a menos, fechando o ano com 2,55 milhões de clientes.
 

Já a Net Serviços, operadora de cabo do mesmo grupo, cresceu 8,7 mil assinantes em dezembro. Dessa forma, o grupo América Móvil fechou o ano com 9,946 milhões de assinantes (somando a base da Blue Interactive). No total de 2016, o grupo mexicano perdeu cerca de 50 mil assinantes em TV paga.
 

A Sky fechou dezembro com um pequeno ganho de base em relação a novembro: 1,7 mil assinantes, totalizando 5,25 milhões de clientes. Assim, no ano, a operadora fechou o ano com aproximadamente 195 mil assinantes a menos, a maior queda em números absolutos.
 

A Oi TV, que vinha crescendo mês a mês, manteve o ritmo. A empresa conseguiu mais 18 mil assinantes em dezembro, totalizando 1,304 milhão. No ano, a Oi TV cresceu 135 mil assinantes.
 

A Vivo TV perdeu 74,6 mil clientes e fechou dezembro com 1,713 milhão de assinantes. Em dezembro, a perda foi de 16 mil. As pequenas operadoras perderam, em 2016, um total de 588 mil assinantes (incluindo os números da Algar).

 


Signis Brasil/Tela Viva