Os 50 anos de nascimento da Renovação Carismática Católica (RCC) estão sendo celebrados em Duquesne, Pittsburgh (EUA), de 15 a 19 de fevereiro. Líderes de diversas realidades da Renovação presentes no mundo, estão reunidos precisamente no local onde realizou-se o primeiro Retiro dos estudantes da Universidade de Duquesne. Serão cinco dias “para dar graças a Deus por este Jubileu de Ouro da Renovação”.

A RCC está presente em 204 países dos cinco continentes, envolvendo mais de 100 milhões de católicos, assumindo nos vários países estilos, formas e estados jurídicos diferentes entre si, mas com uma característica comum: a efusão do Espírito Santo. Contemporaneamente ao encontro de Duquesne, de 17 a 19 de fevereiro, a RCC italiana organiza um encontro de oração em apoio ao Jubileu. Serão 50 horas de oração nos mesmos dias daquele histórico final de semana em que, tradicionalmente, é fixado como o início da Renovação Carismática Católica, ocorrido na Universidade de Duquesne em Pittsburgh, na Pensilvânia. 

“Nos encontramos em Pittsburgh – declarou o Presidente da RCC italiana, Salvatore Martinez – cinquenta anos após o histórico final de semana em Duquesne, para deixar-nos surpreender e maravilhar mais uma vez pelo Espírito Santo. A graça da Renovação não teme o envelhecimento! Antes pelo contrário, encontra no Pontificado de Francisco uma instância de grande atualidade e de desenvolvimento, no duplo registro da missão carismática e do ecumenismo espiritual. Estes dias serão ocasião para despertar em nós, mediante uma forte oração, o espírito profético e a invocação de um novo Pentecostes na Igreja e no mundo. E é maravilhoso pensar que a mesma experiência, em comunhão de intenções e espírito, poderá ser vivida por todas irmãs e irmãos de nossos Grupos e Comunidades que estão na Itália, mediante a iniciativa “50 horas de oração pelos 50 anos da Renovação”. No Espírito Santo está sempre um novo início!”. (fonte: Rádio Vaticana)