Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a Câmara dos Deputados em Roma recebe a VI edição do Fórum Internacional sobre Migrações e Paz, que tem como tema “Integração e desenvolvimento: da reação à ação”.

 

Organizado pelo Pontifício Conselho do Desenvolvimento Humano Integral, pela Rede Internacional Scalabriniana de Migração e pela Fundação Konrad Adenauer, o encontro tem o objetivo favorecer uma parceria inovadora entre agências governamentais, organismos internacionais e organizações da sociedade civil na definição de políticas e programas sobre duas dimensões principais das migrações: a integração dos migrantes e dos refugiados nos países de acolhimento, e a promoção de programas de desenvolvimento nos países de origem dos fluxos migratórios.

 

Entre os conferencistas, está o Diretor do Conselho Nacional de Imigração do Brasil, Paulo Sergio de Almeida.

 

Nesta terça-feira, os participantes do Fórum estão no Vaticano para uma audiência com o Papa Francisco. Estão no encontro inúmeros brasileiros. Entre eles, o Cardeal Cláudio Hummese, a Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, Ir. Rosita Milesi, e a Superiora das Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátima Mariano.

 



RCR/RV