Envelhecimento saudável
Para um processo de envelhecimento saudável, recomenda-se manter a mente ativa, focada em objetivos de vida e o corpo em movimento.
Os estereótipos de que a velhice é um período de limitações, monótono e de pessoas rabugentas é algo que foi alimentado culturalmente pela sociedade, mas está bem longe de ser a verdade. Aliás, há pessoas impacientes e arrogantes em qualquer idade, não? A questão é que a velhice pode ser vivenciada com mais prazer, diversão e autocuidado. Com a adaptação necessária, há inúmeras outras formas de acolher seu corpo neste momento.
Para viver e envelhecer melhor
Nem sempre uma expectativa de vida mais longa significa mais qualidade de vida. Para que as duas ocorram juntas, em um envelhecimento com autonomia e bem-sucedido, é importante ter bons hábitos nos seguintes pilares:
Praticar atividades que tragam prazer: pode ser uma atividade física, meditação, leitura, até cuidados com o jardim;
Cultivas boas relações: o maior estudo de Harvard, com mais de 80 anos e duas gerações, diz que os relacionamentos positivos são a maior fonte de bem-estar e de vida longa;
Buscar sentido para a vida: pode ser desde cuidar da pracinha do bairro onde mora até a medicina, salvar vidas, a espiritualidade – que não necessariamente está ligada a religião
Celebrar as conquistas da vida: comemorar uma volta no parque com o neto, um passeio de bicicleta, nutrem em nós essa força de florescimento.
Segundo especialistas, hábitos saudáveis dentro desses pilares podem acrescentar mais anos, com qualidade de vida, à expectativa de vida. E isso faz toda a diferença!