(19) 9 9200-5515

NO AR

Radio Magnificat FM

magnificatfm.com.br

Educação

ONU celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com foco na restauração de terras

Nações Unidas destacam urgência da restauração de ecossistemas para combater a desertificação e construir resiliência à seca; em mensagem para data, secretário-geral alerta que até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente meta

Publicada em 05/06/24 às 09:18h - 27 visualizações

por Radio Magnificat FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

UNEP/Todd Brown Uma mulher ajuda a restaurar terras degradadas no Equador  (Foto: Radio Magnificat FM)

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

As Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente neste 5 de junho com o tema "restauração de terras, desertificação e resiliência à seca". De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial.

O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 e, sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.

Ameaças da degradação ambiental

A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, que vai até 2030, e um apelo para proteção e revitalização de ecossistemas em todo o mundo, fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

É por isso que o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 se concentra na restauração da terra, na interrupção da desertificação e no desenvolvimento da resistência à seca.

Em mensagem para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que um “coquetel tóxico de poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está transformando terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas”.

Guterres alerta que florestas e pastagens estão sendo aniquiladas, resultando em menos força da terra para apoiar ecossistemas, agricultura e comunidades.

Ciclo mortal

Para o chefe da ONU, isso significa colheitas perdidas, fontes de água desaparecendo, economias enfraquecidas e comunidades ameaçadas – com os mais pobres sendo os mais atingidos.

Guterres afirma que “estamos presos em um ciclo mortal”, em que o uso da terra é responsável por 11% das emissões de dióxido de carbono que aquecem nosso planeta.

Ele apela para que todos os países cumpram com seus compromissos para restaurar ecossistemas e terras degradados, além do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal.

Movimento global

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a diretora executiva do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Inger Andersen, convoca todos a se juntarem ao movimento global para restaurar nossas terras, construir resiliência à seca e combater a desertificação.

Ela ainda aponta que a degradação do solo e a desertificação afetam mais de 3 bilhões de pessoas e os ecossistemas de água doce, dificultando o cultivo de alimentos e a criação de gado. Essa situação afeta desproporcionalmente pequenos agricultores e a população rural pobre.

Segundo Inger Andersen, a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas está apoiando compromissos para restaurar 1 bilhão de hectares de terra, uma área maior que a China.

No ano passado, seis países se comprometeram a restaurar 300 mil quilômetros de rios e 350 milhões de hectares de zonas úmidas. Na 6ª Assembleia Mundial do Meio Ambiente da ONU, em fevereiro, as nações concordaram em fortalecer a gestão sustentável da terra.

 

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2024/06/1832691


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








TORNE-SE NOSSO SÓCIO CONTRIBUINTE LIGUE

(19) 3452-3731

Visitas: 291165
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Radio Magnificat FM
Converse conosco pelo Whatsapp!